Rate this post

Enquanto estava procurando equipamentos para o seu sistema de som, é muito provável que você já tenha se deparado com a descrição de um produto citando Dolby Atmos, mas afinal, o que é Dolby Atmos e para que serve? Essas dúvidas não existirão mais após você ler este artigo! 

O que é Dolby Atmos?

A Dolby Atmos trouxe uma incrível revolução para a forma como o mundo audiovisual era produzido, isso porque esta tecnologia apresentou algo que antes não era nem imaginado: tridimensionalidade para o som. Isso ocorre porque ela cria uma redoma em sua sala, onde os sons passam por todos os lados, direita, esquerda, cima, baixo, é isso que permite com que você, ao assistir um filme de terror por exemplo, consiga sentir cada emoção que o protagonista está sentindo. Sabe aquele som que começa lá no fundo esquerdo e de repente está bem perto do seu ouvido direito de forma que você sinta como se tivesse alguém ali do seu lado? Ou então, quando está assistindo aquele filme de ação incrível, com muitos efeitos especiais, um helicóptero passando acima da cabeça, uma bomba explodindo atrás, todos estes efeitos são sentidos e ouvidos nessa linha vertical, como se realmente estivesse acontecendo aquilo tudo dentro do seu ambiente. Essa é a experiência que a tecnologia Dolby Atmos é capaz de oferecer! 

O som tendo muito mais movimento e dinâmica transporta a experiência vivida antes apenas nos cinemas, diretamente para a sua residência, agora passar o domingo assistindo filme não é mais apenas uma simples atividade para passar o tempo, é uma viagem diretamente para dentro da história destas projeções, é para você se sentir um ator ou atriz e vivenciar tudo o que está acontecendo ali de forma extremamente envolvente. 

Quais caixas de embutir são necessárias para obter essa experiência?

Se tratando de uma experiência que busca inundar a sua sala com os sons em todos os ângulos, a que consegue extrair todo esse potencial com muita eficiência são as arandelas embutidas no teto, isso porque elas conseguem direcionar o som para todo o ambiente de modo uniforme, com uma potência muito incrível, principalmente por que o som é dispersado na vertical, refletindo no teto e criando aquela tridimensionalidade da Dolby Atmos. Mas também é possível obter esta experiência através de outras caixas que sejam compatíveis com esta tecnologia, o que não é difícil de encontrar atualmente, já que por se tratar de uma especificidade muito incrível e com tanta procura, muitas marcas incorporaram em suas caixas torre, subwoofers, bookshelf, entre outras. 

Para extrair essa tridimensão com caixas acústicas que não são de embutir, é necessário que o sistema seja completo e que seja possível direcioná-lo de modo a fazer o efeito das caixas que ficam embutidas no teto, ou seja, o som precisa ser

direcionado de forma vertical para refletir no teto e se espalhar pela sala de forma uniforme e mantendo sua fidelidade. E quanto mais caixas você tiver neste seu sistema de som, maior será a imersividade, pois mais sons serão captados e direcionados, a fim de te colocar dentro da história daquele seu filme de ação incrível! 

Se atentar às descrições dos produtos e suas especificidades já é um ótimo primeiro passo para aqueles que querem ter essa experiência cinematográfica de imersão em sua residência, há muitas marcas no mercado que são muito renomadas e apresentam sistemas de home theater completos e compatíveis com esta tecnologia. 

Alguns exemplos de sistemas completos e que irão te entregar esta experiência de forma majestosa são: Home Theater Onkyo HT-S9800THX 7.1, trata-se de um sistema excelente, com muita qualidade e inovação, que com certeza irá te surpreender e te fazer mergulhar na qualidade Dolby Atmos; Home Theater AAT 7.1.2, outra marca muito renomada, conhecida por fazer produtos de extrema qualidade e com desempenho incrível, com a tecnologia da imersão garantida. Já produtos separados, para que você tenha a autonomia de escolher cada elemento do seu home theater que apresentam Dolby Atmos, são caixas da JBL, Pioneer, Klipsch, entre outras. Todas essas e muito mais podem ser encontradas e exploradas no site da SoFast! Mas não se esqueça, um ponto extremamente importante para extrair essa sensação, está na forma como você irá dispor esses equipamentos no espaço. 

De modo geral, a arandela de embutir no teto sempre será a melhor opção para obter a melhor experiência tridimensional que a Dolby Atmos fornece, no entanto, ela também precisa dos outros componentes para que você consiga sentir toda a emoção, a diferença é que neste caso você não precisa de tantas caixas acústicas, mas se não for da sua vontade ou se você não possuir um forro, que é muito importante para que essa instalação seja feita, basta investir em um sistema home theater completo, com caixas frontais, centrais, surround, que conseguirá direcionar o som de forma incrível e extrair todas as sensações e emoções dessa tecnologia revolucionária! 

Gostou do nosso conteúdo? Conseguiu entender sobre as caixas que apresentam essa tecnologia incrível que é a Dolby Atmos ou ainda há dúvidas? Deixe aqui nos comentários as suas opiniões, dúvidas e sugestões, assim podemos sempre melhorar o nosso conteúdo e deixá-lo ainda mais informativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.