Rate this post

 É possível separar o áudio do HDMI? A resposta é sim! Se você quer realizar a decodificação e extração de um áudio HDMI com a intenção de direcionar para outro formato, acompanhe este artigo onde iremos falar sobre como isso é possível através de uma solução que poderá ser muito útil e bem vinda em seus projetos (sendo eles residenciais ou até corporativos), quer entender como? Vamos especificar mais detalhes neste conteúdo, acompanhe:

Afinal, o que é um Extrator de Áudio?

 O Extrator de áudio é um produto que possui a função de extrair um áudio de fontes apenas de HDMI, para um outro sistema de áudio analógico (isso mesmo, analógico), através de cabos RCA. Também pode ser utilizado para esta ação um cabo digital óptico, de forma mais simplificada. Sendo feito isso, é possível integrar outros sistemas de som, onde é potencializada a divisão de componentes digitais, mantendo assim a qualidade e alta resolução deste sinal captado. Alguns modelos deste equipamento (como da marca AVLIFE, por exemplo) possui uma saída de áudio Stereo, onde possui o conector 2 RCA, ou também o P2, além do áudio coaxial digital e também o conector SPDIF (que seria o áudio ótico). Estas conexões permitem que o processo seja feito em diversos modelos diferentes de processadores de áudio. Como citado anteriormente, este processo pode ser feito tanto em projetos corporativos, quanto em projetos residenciais, mas é feito esse processo? Vamos explicar detalhadamente a seguir:

Como é realizado o processo de extração de áudio do HDMI?

 Primeiramente, será necessário que o extrator seja conectado em um cabo HDMI, onde ele emitirá um sinal auditivo bem mais adequado. Será necessário conectar também com o HDMI, desta forma, continuará com o sinal de vídeo adequado para uma TV por exemplo, ou algum equipamento de projeção. Além disso, o extrator de áudio HDMI é ideal para as conexões como amplificadores e caixas de som, outras conexões que possuam a os dispositivos externos, para manter a sincronicidade entre imagem e som, mantendo sempre a alta qualidade.

Outra característica interessante do extrator de áudio é que ele possibilita sua conexão em qualquer parte do sistema em que será retirado o áudio, onde não será necessário exclusivamente que ele esteja próximo á sua fonte de sinal. Mas vale lembrar que existem diversas marcas e modelos de extratores de áudios HDMI, e alguns possuem maiores limitações que outros, ou características individuais que precisam ser consideradas, de acordo com cada caso e objetivo, antes da compra ser realizada. Visto isso, busque sempre buscar a necessidade para utilização do equipamento, e informe-se para buscar o equipamento ideal para tal objetivo. Visto isso, vamos prosseguir com as Aplicações do extrator de áudio.

Aplicação do Extrator de áudio HDMI

 Quando é realizada a separação do áudio através do HDMI, o sinal digital de entrada acaba saindo no formato digital e também no formato analógico ao mesmo tempo. Este tipo de fenômeno é usado para alguns tipos de equipamentos específicos, tais eles como: Amplificadores de áudio, Receivers e também da Apple TV. Porém quando falamos da aplicação, não há uma específica para o extrator, e por que isso? Pois ele pode ser utilizado em qualquer tipo ou modelo de sistema, desde que nele tenha a necessidade de extração de áudio do HDMI.

 Visto isso, é necessário lembrarmos sempre que separar o áudio faz muito sentido nas situações em que é preciso enviar som e vídeo para equipamentos distintos (o áudio para um equipamento, e o vídeo para outro equipamento). Porém isso pode variar, pois às vezes, a única forma de conseguir com que o equipamento seja utilizado de forma funcional, é para projetar algum conteúdo visual, como um filme por exemplo, ou um vídeo, programa de TV, ou até uma música por exemplo. Vamos sitar à seguir alguns exemplos muito práticos que estes equipamentos são utilizados, veja:

Locais e Exemplos:

Em alguns casos muito populares como bares, restaurantes ou praças de alimentações onde são transmitidos jogos de futebol, clipes ou até canais de televisão, é muito comum que o sinal HDMI seja utilizado para que seja transmitido em telões ou TVs, mas o áudio será transmitido para um outro sistema que distribuirá som por todo o ambiente (em caixas de som por exemplo). Esse caso é muito utilizado também em estabelecimentos que comportam karaokês. 

 Em outras situações, também é utilizada esta aplicação em casas que possuam salas de tv, por exemplo, onde também são utilizados projetores, ou em áreas gourmets ou casas noturnas, onde o som é deverá ser distribuído por todo ambiente. Poderá ser aplicado também em grandes estabelecimentos, empresas ou outros espaços que sejam utilizados amplificações de som e projeção de som (como igrejas, ou salões de eventos por exemplo.

 Agora que este assunto está mais especificado, que tal encontrar o modelo ideal de aplicação para o seu projeto? Venha conhecer nossa loja!
Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.