Rate this post

Qual tela escolher para uma função específica que deseja? Eis uma pergunta que é recorrente ao escolher a melhor opção que se encaixe a sua necessidade.

Seja a Tela Tensionada, que ainda é uma novidade no mercado. Seja a Tela não Tensionada que é muito utilizada em eventos corporativos, salas de reuniões…, etc. Ambas têm sua utilidade conforme o ambiente e necessidade.

Estas e outras dúvidas serão esclarecidas neste artigo.

O que é uma Tela Tensionada?

É composto por uma tela de tecido, cuja estrutura é fixa em uma barra de alumínio do qual as bordas na vertical e horizontal é esticada, no caso tensionada.

De modo geral o tecido desta tela é feito de poliéster que proporciona elasticidade para o tensionamento das bordas na vertical e horizontal utilizando-se silicone de uma espessura grossa que gera a firmeza e fixação ao alumínio que sustenta a estrutura.

Tela Não Tensionada

Basicamente é o contrário da Tela Tensionada não havendo em suas bordas uma tensão uniforme na horizontal e na vertical. O seu tensionamento fica condicionado de forma reta e sustentado por uma borda superior. Podendo este tipo de tela ser motorizada e até mesmo manual.

Quais características deve considerar para acertar na escolha entre tela tensionada x não tensionada

Tensionada x Não Tensionada possui características semelhantes alguns aspectos e diferenças em outros.

O primeiro passo ao optar por uma Tela de projeção tensionada seja na sua residência ou comércio, é conversar com os profissionais que irão instalá-las. Isso engloba Gesseiro, Marceneiro, Eletricista ou prestador de serviço. Qual a base desta conversa? O modelo de tela.

Seja seu estabelecimento ou residência, tendo as paredes, tetos, feitas de Drywall, marcenaria ou alvenaria. O conhecimento disto fará toda diferença no resultado no que se refere a medida, considerando o peso do alumínio para a peça não rasgar.

Já na tela de projeção reta, ou seja, não tensionada sua instalação não precisará seguir a estruturação da anterior. Basta montar a estrutura seja no teto caso motorizada, ou até mesmo uma estrutura móvel acompanhada de tripé e ficará adequada a qualquer ambiente.

Tensionada X Não Tensionada, quais ambientes pode utilizá-las?

A tela tensionada pode compor ambientes residenciais como; quartos, salas, corredores, closets, da mesma forma estabelecimentos como; escritórios, salas de esperas, mercados entre outros.

Ao instalar a tela tensionada terá a opção de uma iluminação e projeção versátil que atende diversos fins. Possuindo dois modelos de iluminação específica: as tubulares (projeção) e led (iluminação). Ambos os casos podem ser fixas nas laterais da estrutura. Lembrando que a tela tensionada pode não ser iluminada focando especificamente na projeção.

Na tela não tensionada que geralmente é mais conhecida pode ser utilizada em salas de reuniões, auditórios, palestras, apresentações ou mesmo para projeções de filmes. Continua atualmente sendo uma grande opção para ambientes mais restritos.

Sua função principal é a captação da projeção de imagem, do qual o modelo de projetor e ambiente conta muito para a qualidade da iluminação e projeção desta tela.

Quais vantagens e desvantagens da tela Tensionada e Não Tensionada?

Ao adquirir a Tela Tensionada estará levando um produto que ficará conforme o seu gosto e as necessidades do ambiente. Proporcionando maior conforto visual, do qual no aspecto iluminação poderá criar efeitos e temas diversos se encaixando com diversos cenários que compõe o ambiente residencial e comercial, obtendo o mesmo efeito da iluminação natural.

Já no aspecto de projeção o seu tensionamento uniforme na horizontal e vertical garante uma estabilidade de sua estrutura não prejudicando a visualização de qualquer conteúdo.

Podendo ser instalada seja no teto, parede e no chão, caso seja instalada no chão não pode haver movimentação de pessoas no local. E sua manutenção é apenas água e pano limpo.

A sua desvantagem, provém do fato de ainda ser um produto novo no mercado, do qual terá dificuldades de encontrar profissionais que saibam fazer a instalação.

Outro ponto que os custos dos materiais são mais caros em relação à Tela Não Tensionada. A vantagem da Tela de projeção reta (Não tensionada) por ser utilizada no mercado e em eventos corporativos e residenciais a muitos anos existe uma familiaridade acarretando numa facilidade de instalação.

Sua desvantagem provém da não utilização do tensionamento em suas bordas, podendo assim em uma mudança brusca de temperatura ambiente a tela começar a encurvar prejudicando a execução da projeção, e da mesma forma a instabilidade da tela.

O objetivo é que você saiba e escolha a melhor opção de tela já tensionada ou não tensionada para a sua necessidade.

Existem várias marcas e modelos de ambas opções trazendo muita tecnologia.

Se interessou? Aqui na SO FAST você encontra os melhores modelos de Tela Tensionada X Não Tensionada para comprar, com ótimos preços. Clique aqui e confira toda a nossa categoria de Telas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.